Classificação de Valores Humanos

  • por

Os valores humanos podem ser definidos como características abstratas duradouras que servem como princípios que guiam a vida dos indivíduos. Eles são de suma importância para a compreensão de uma gama de fenômenos sócio-psicológicos, tais como atitudes e comportamentos ambientais, religiosidade, preconceito, consumo de drogas, comportamentos antissociais, delinquência juvenil, intenção de cometer suicídio e atitudes pró-ambientais.

A teoria funcionalista dos valores humanos identifica duas funções consensuais dos valores. A primeira com três tipos de orientações valorativas: social, central e pessoal, e a segunda com dois tipos: humanitário e materialista. Como pode ser visto na figura abaixo, a junção dessas duas funções cria seis subfunções de valores (normativa, realização, existência, suprapessoal, interativa e experimentação).

De acordo com esta teoria, foi desenvolvido um questionário de autorrelato para mensurar o nível de importância que as pessoas atribuem a determinados valores. O questionário possui 18 itens, que é respondido utilizando uma escala likert que varia de 1 (totalmente não importante) a 7 (totalmente importante).

Este trabalho tem como objetivo criar e avaliar modelos de classificação para valores humanos. Assim, é analisada a viabilidade de usar aprendizagem de máquina para prever os resultados do questionário de valores humanos de acordo com mensagens do Twitter. Com um classificador dessa natureza, é possível definir os valores humanos de uma pessoa apenas analisando mensagens compartilhadas por ela, sem que seja necessário a adição de uma ou mais atividades extras. Assim, podendo facilitar a compreensão e explicação de fenômenos psicológicos e sociais.

Um artigo relacionado a esse projeto intitulado Human Values Classification in Social Network Using Machine Learning pode ser encontrado em: https://sol.sbc.org.br/index.php/eniac/article/download/9270/9172.